sexta-feira, 29 de junho de 2012

Por que não consigo vender o meu produto? 

Mesmo fazendo aparentemente tudo certo, ou seja, divulgando, tendo bom preço, um produto de qualidade, enfim todos os atributos necessários, o produto não decola e as vendas não crescem

Essa é uma questão muito recorrente entre empresários, gerentes e até entre vendedores autônomos. Mesmo fazendo aparentemente tudo certo, ou seja, divulgando, tendo bom preço, um produto de qualidade, enfim todos os atributos necessários, o produto não decola e as vendas não crescem.

Se você se encontra nessa situação, vamos rever alguns pontos.

Antes uma ressalva. Quando falo de produto incluo também a prestação de um serviço, pois produto não é só o bem físico e palpável, uma prestação de serviço também é um produto e merece as mesmas estratégias usadas para promover um produto.

Para não ser influenciado e acabar caindo nos mesmos erros que o colocaram nesta situação, pense como se o seu produto fosse novo e você estivesse começando a ofertá-lo no mercado, assim você estará despido de quaisquer pré-conceitos a respeito da sua atividade.

Faça uma análise completa do seu produto/serviço e respondendo as seguintes perguntas:

Quais os benefícios e diferenciais do meu produto?

Ao promover o meu produto, estou realmente destacando seus diferenciais?

Qual o meu diferencial frente a minha concorrência direta? Muitas pessoas ainda cometem o erro de não olhar a propaganda da concorrência, como vai fazer melhor?

Qual o perfil das pessoas que necessitam ou desejam comprar o meu produto? Isso inclui faixa etária, sexo, renda, raça, ocupação, nível de instrução.

Estou usando as ferramentas de divulgação (jornais, revistas, rádio, internet, panfleto, mala-direta) adequadas ao meu público? Não adianta divulgar em jornais impresso se, por exemplo, meu público é de donas de casa, a maioria delas não tem tempo para ler jornal.

O meu ponto comercial coincide com o perfil do meu público? Se o público for de alto poder aquisitivo, uma rua movimentada um é tiro no pé.

O preço praticado está dentro do preço de mercado? O preço não pode ser muito baixo e depreciar o produto, nem muito alto a ponto de desestimular a compra.

Depois de responder a essas questões, você certamente vai achar algum ponto em que estava falhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário