Por que não consigo vender o meu produto?
Mesmo fazendo aparentemente tudo certo, ou seja, divulgando, tendo bom
preço, um produto de qualidade, enfim todos os atributos necessários, o
produto não decola e as vendas não crescem
Essa é uma questão muito recorrente entre empresários, gerentes e até
entre vendedores autônomos. Mesmo fazendo aparentemente tudo certo, ou
seja, divulgando, tendo bom preço, um produto de qualidade, enfim todos
os atributos necessários, o produto não decola e as vendas não crescem.
Se você se encontra nessa situação, vamos rever alguns pontos.
Antes uma ressalva. Quando falo de produto incluo também a prestação de
um serviço, pois produto não é só o bem físico e palpável, uma prestação
de serviço também é um produto e merece as mesmas estratégias usadas
para promover um produto.
Para não ser influenciado e acabar caindo nos mesmos erros que o
colocaram nesta situação, pense como se o seu produto fosse novo e você
estivesse começando a ofertá-lo no mercado, assim você estará despido de
quaisquer pré-conceitos a respeito da sua atividade.
Faça uma análise completa do seu produto/serviço e respondendo as seguintes perguntas:
Quais os benefícios e diferenciais do meu produto?
Ao promover o meu produto, estou realmente destacando seus diferenciais?
Qual o meu diferencial frente a minha concorrência direta? Muitas
pessoas ainda cometem o erro de não olhar a propaganda da concorrência,
como vai fazer melhor?
Qual o perfil das pessoas que necessitam ou desejam comprar o meu
produto? Isso inclui faixa etária, sexo, renda, raça, ocupação, nível de
instrução.
Estou usando as ferramentas de divulgação (jornais, revistas, rádio,
internet, panfleto, mala-direta) adequadas ao meu público? Não adianta
divulgar em jornais impresso se, por exemplo, meu público é de donas de
casa, a maioria delas não tem tempo para ler jornal.
O meu ponto comercial coincide com o perfil do meu público? Se o público
for de alto poder aquisitivo, uma rua movimentada um é tiro no pé.
O preço praticado está dentro do preço de mercado? O preço não pode ser
muito baixo e depreciar o produto, nem muito alto a ponto de
desestimular a compra.
Depois de responder a essas questões, você certamente vai achar algum ponto em que estava falhando.
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