quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cinco projetos estão em andamento na Região Metropolitana do Recife. Ideia é que as pessoas possam morar perto do trabalho e ter tudo à mão.

Pernambuco tem cinco projetos baseados no planejamento de bairros e cidades: um no Cabo de Santo Agostinho, outro em Ipojuca, um em Camaragibe e mais dois em Goiana. Nesses locais, as pessoas podem morar perto do trabalho, fugir do estresse provocado por engarrafamentos e ter à disposição hospitais, shoppings e centros educacionais. As empresas imobiliárias apostam que o futuro aponta para esses locais, que aumentam a qualidade de vida dos moradores.

Mais de cem especialistas participaram da elaboração de um desses cinco projetos, que fica no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O terreno, uma área de antigas usinas de cana-de-açúcar, fica a BR-101 Sul e a PE-60, a 13 km do Porto de Suape.

De acordo com pesquisas, Suape, que, hoje, tem 150 empresas, deve gerar, até 2017, 142 mil empregos. A ideia é criar condições favoráveis para que cerca de 100 mil pessoas possam morar. Antes do projeto, foram feitos estudos de impacto ambiental e foi decidido que as matas nativas serão preservadas – espaços verdes vão representar 32% do total, o equivalente a 32% do parque da Jaqueira.

O bairro planejado terá 500 hectares, ou cinco milhões de metros quadrados – Boa Viagem, por exemplo, tem 600 hectares. A obra começa em outubro e deve demorar dez anos para ficar pronta – serão dez bairros, com 25 mil unidades de habitação e toda a infraestrutura de serviço. Serão 54 km de vias asfaltadas com várias opções de deslocamento para milhares de pessoas que gastam hoje, em média, três horas por dia para ir e voltar de Suape.

"A diferença entre o deslocamento atual, de todo o território da Região Metropolitana que vem a Suape, e da proximidade em morar perto do trabalho, com toda a infraestrutura, é significativa", disse o presidente do empreendimento, Marcos Roberto Dubeux.

Os primeiros bairros serão o Portal Oeste, com 67 hectares, para 15 mil moradores, e o Campus da Inovação, que terá universidade pública e uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que vai oferecer sete cursos técnicos. As atividades de lazer ocuparão 60 mil metros quadrados, incluindo hotéis, centros esportivos, centro cultural, cinema... Ficarão distribuídas em 56 mil metros quadrados as instalações médicas: policlínicas e um hospital. Haverá também escolas, lojas, escritórios, bancos, bares e restaurantes.

"Existem todas as faixas [de preço]. De R$ 70 mil, dentro do [programa] 'Minha Casa, Minha Vida', até R$ 500 mil a unidade. Será uma multiplicidade de visões, com diversas incoorporadoras, empresas, entuando nessa cidade", informou Dubeux.

Tendência

O presidente do Conselho Consultivo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) disse que a construtora dele é uma das investidoras e pretende inaugurar um bairro planejado, em Goiana, na Mata Norte, até junho de 2014. Esse tipo de empreendimento é uma tendência do mercado.

"A empresa vê que, colocando qualidade para que você possa trabalhar e ter o mínimo de deslocamento, ou seja, lazer, centros educacionais e hospitalares, shoppings centers, naquele entorno que você possa ir até a pé, é uma questão apenas de opção de morar mais próximo do seu local de trabalho", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário