Quer inovar o mercado? Comece por você.
A procura por ideias e inovações no mercado é um ato comum nos tempos
atuais. O que não se vê é a busca por inovar a si mesmo para se tornar
algo diferente do que é hoje e do que é apresentado no mercado. De nada
adianta querer encarar o mercado com a mesma mentalidade que ele já tem,
dessa forma você se tornará apenas mais um na multidão.
Um dos episódios de maior aprendizado até hoje em minha carreira, foi
quando um recrutador me disse: 'eu tenho uma multidão em minha frente,
só depende de você levantar a mão e me mostrar que é diferente dos
outros'. Creio que essa explicação simboliza bem o que quero passar com
esse artigo.
Na competição pelas melhores oportunidades, procuramos nos apresentar da
forma mais perfeita possível e assim se propor como o funcionário
perfeito que o recrutador precisa. Porém o que nos faz diferente é
justamente nossos pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos do lado
profissional e pessoal. A cada ponto negativo que queremos esconder,
ganhamos uma desconfiança de que nossos pontos fortes são realmente
verdadeiros.
Para se diferenciar dos outros candidatos, devemos buscar inovar em nós
mesmos antes de querer entrar e inovar no mercado. Nunca conseguiremos
pensar do mesmo jeito de todos e ter uma ideia diferente. Para ter um
resultado diferente, é preciso fazer coisas diferentes.
A nossa oportunidade de inovar esta em nos comparar com nossos
concorrentes e analisar o que é que podemos apresentar a mais e se
destacar como uma novidade para o mercado. Podemos assim, descobrir em
que ponto dar mais atenção e apresentar um diferencial no momento de
encarar nossos concorrentes.
A grande maioria das inovações dos profissionais se realiza na busca de
conhecimento, como por exemplo, um Contador que buscou conhecimento em
criação de arte e hoje é web designer, ou um Mestre em Engenharia de
Produção que também é consultor de RH - sim, eu trabalho com
profissionais assim.
A grade porta para a inovação entre os demais está em buscar algo de
diferente para agregar conhecimento e poder apresentar algo diferente do
que já existe. Steve Jobs, por exemplo, era um apaixonado por
caligrafia, algo incomum para um programador. Ele utilizou desse
conhecimento para criar computadores que tinham uma caligrafia
totalmente diferente do que existia no mercado. Uma inovação que torna
os produtos dessa marca diferentes até hoje.
Não se trata de ser generalista, mas sim de buscar conhecimento e usá-lo
de forma diferente em nossas funções. É fácil trabalhar com um contador
fazendo criação de artes, já que os cálculos de impressão e montagens
de layouts sempre vêm alinhados matematicamente.
Tudo se baseia na atitude de confiar em suas habilidades e se inovar a
todo o momento. Como toda boa inovação, você acabará sendo copiado e
este é o sinal de que está no caminho certo.
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